"A Democracia e o fortalecimento do Estado de Direito são pilares fundamentais da integração regional".

Estimulados pela cidadania MERCOSUL: Senadores querem ouvir María Corina Machado sobre eleição na Venezuela.

Em carta (7/3) encaminhada aos cuidados do Senador Esperidião Amin (PP - SC), membros titular da CREDN (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado do Brasil), o documentarista baiano Dado Galvão, idealizador da Missão Ushuaia, Venezuela, sugeriu no exercício da cidadania MERCOSUL, a realização de uma audiência pública com a participação da cidadã venezuelana María Corina Machado, impedida de forma abrupta de participar de um suposto processo eleitoral, que segundo informações do “CNE – Comissão Nacional de Eleições da Venezuela” acontecerá no dia 28 de julho de 2024. (Veja a carta digitalizada abaixo).


A sugestão para realização de uma audiência pública, foi acolhida pelo Senador Amin, que fundamentou um requerimento, que recebeu apoio, sendo subscrito por mais dois parlamentares membros da CREDN, os Senadores Sergio Moro (UNIÃO - PR) e Hamilton Mourão (REPUBLICANOS – RS). (Veja requerimento digitalizado abaixo)


Aconteceu uma tentativa de votação extrapauta do requerimento, na sessão da CREDN, realizada no dia 21 de março, o presidente da CREDN, senador Renan Calheiros (MDB - AL), recebeu o requerimento com a promessa de colocá-lo em votação na próxima reunião da comissão, que poderá ocorrer na próxima quinta-feira (18/4). (Veja no vídeo abaixo)

 

Em junho de 2016, María Corina, participou de uma atividade cidadã e humanitária, promovida pela Missão Ushuaia, através do jornalista Carlos Javier, em território venezuelano, onde foram coletadas assinaturas em defesa da democracia, inseridas na bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL, (veja no vídeo abaixo).

Missão Ushuaia é um projeto de documentário que ainda não foi finalizado, nasceu em 2015. Pelas ações  cidadãs, humanitárias e culturais realizadas foi reconhecido pela (declaração 39/2019) do PARLASUL - Parlamento do MERCOSUL, como de interesse cultural e humanitário.




(...) O requerimento do senador Esperidião Amin partiu de demanda do Missão Ushuaia, um projeto brasileiro de documentário sobre a Venezuela que se desenvolveu em um grupo de ativismo pela democracia no país caribenho. (O Antagonista, Crusoé. Leia mais aqui).

MissaoUshuaia.org abril/2024